O Pilates pode contribuir para a saúde e bem-estar da mulher em todas as fases da vida
O método Pilates para idosos pode ser um grande aliado para ajudar nessa fase da vida, os mantendo com uma vida saudável.
O Pilates na gravidez se torna essencial para um bom desenvolvimento da gestante, além de se tornar um ótimo aliado para evitar dores e desconfortos.
O Pilates oferece inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar masculino, como Fortalecimento Muscular e Aumento do Desempenho Esportivo.
O Pilates se destaca como um aliado poderoso na reabilitação física, complementando o trabalho da fisioterapia e acelerando o processo de recuperação.
Mais do que um treino, o Pilates se torna um estilo de vida para atletas, proporcionando um aumento do desempenho esportivo, fortalecimento muscular , bem-estar físico e mental.
Joseph Pilates
Uma das maiores vantagens e benefícios do Pilates é que ele pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, gênero e grupo especial. E um dos grupos especiais que mais crescem cada dia mais dentro dos Studios de Pilates são os idosos.
Ao envelhecer, o corpo vai perdendo força muscular e óssea, tornando a pessoa mais vulnerável a inúmeras doenças na coluna, outras articulações e também no coração. E as mudanças não são só físicas. É muito difícil manter o mesmo ritmo de vida quando você já não tem tanta disposição.
Os benefícios do Método Pilates para idosos incluem aumento da densidade óssea, melhoria da flexibilidade nas articulações e postura, além do aumento da capacidade respiratória e cardiovascular, proporcionando satisfação total aos praticantes que desejam obter melhoria da qualidade de vida.
Aqui no Viva Mais nossos idosos terão o acompanhamento constante de uma fisioterapeuta, em aulas adaptadas para suas patologias, condição física e necessidades, ou seja, respeitando a individualidade de cada um, o que faz com que o Método se torne ainda mais seguro.
O Pilates pode ser praticado por idosos até três vezes por semana, assim há o tempo certo para deixar o corpo descansar e ainda manter o estímulo em uma boa frequência de exercícios semanais.
Praticar atividade física durante essa fase da vida da mulher tão especial oferece diversos benefícios e principalmente em relação com um parto saudável.
Por este motivo cada vez mais as futuras mamães tem buscado o método Pilates, já que sua prática trabalha tanto o fortalecimento, como o alongamento, além de utilizar a respiração durante todos os exercícios, o que facilita a oxigenação do bebê e a conexão da mulher com as transformações do seu corpo.
Com a prática do Pilates durante a gestação, não se pode afirmar que uma mulher ativa terá o parto normal, mas há uma grande chance disso acontecer, em comparação com uma gestante sedentária.
Portanto, sua prática durante a gestação trará saúde, equilíbrio e conforto para a mulher grávida, o que tem se tornado uma das modalidades preferidas das futuras mamães.
Lembramos que cuidados pré natais também proporcionam uma recuperação pós natal mais rápida. Através do autoconhecimento e da prática de exercícios gratificantes, fica muito mais fácil para as gravidinhas a recuperação do seu corpo antes do bebê.
Aqui no Viva Mais nossas gestantes terão o acompanhamento de uma fisioterapeuta , em aulas adaptadas para cada trimestre, condição física de cada gestante, e executados de forma lenta e controlada. Ou seja, respeitando a individualidade de cada uma, o que faz com que o Método se torne ainda mais seguro.
O Pilates pode ser praticado por gestantes até três vezes na semana, por se tratar de um esporte de baixo impacto. A partir do oitavo mês, é preciso avaliar o tamanho e peso da barriga, junto com o seu instrutor, para definir o momento de parar de acordo com o grau de dificuldade e conforto da aluna.
Apesar do Método Pilates ser mais popular entre as mulheres, o público masculino vem crescendo cada vez mais dentro dos Studios de Pilates e isso tem um motivo.
Ainda existe muito preconceito em cima da técnica de Pilates para homens, independente desta ter sido criada por um –o alemão Joseph Pilates– a princípio para atender um público predominantemente masculino durante a primeira guerra mundial.
Um grande diferencial que tem chamado a atenção é que os exercícios trabalham a musculatura do corpo inteiro, ao contrário da academia, que foca em um músculo de cada vez. Assim, os exercícios são mais completos proporcionando um melhor resultado final.
Exatamente por fortalecer a musculatura do corpo inteiro, o Pilates ajuda a prevenir lesões, além de potencializar a prática de outras atividades físicas, por ter um aumento de flexibilidade muscular, resistência física e equilíbrio.
Um bom exemplo são os homens que praticam corrida. Esse é um exercício que exige uma boa coordenação, além de estabilidade e preparação para uma sobrecarga que esses movimentos repetitivos proporcionam. Dessa forma, o Pilates promove controle respiratório, alinhamento postural e reequilíbrio muscular.
Além de auxiliar na força, vigor e correção postural, os exercícios do método Pilates são estimuladores da potência sexual devido à movimentação da cintura pélvica e o fortalecimento das musculaturas envolvidas.
Aqui no Viva Mais nossos alunos terão o acompanhamento constante de uma instrutora qualificada, em aulas adaptadas para suas patologias, condição física e necessidades.