A fisioterapia é capaz de diagnosticar problemas relacionados aos movimentos e funções do corpo humano, e tratá-los com vasto conhecimento de técnicas e exercícios específicos. Ela cuida desde uma simples dor no ombro, até reabilitar casos mais graves como sequelas de traumatismo craniano, de acidentes vasculares cerebrais (AVC), amputações, fraturas, pneumonias, entre outras.
Não se trata somente de um procedimento de tratamento de doenças, mas também de prevenção.O fisioterapeuta é possui conhecimentos para reduzir o risco de lesões, dores e preparar os músculos, otimizando a prática esportiva e corrigindo vícios de posturas.
Os procedimentos aplicados procuram restaurar, desenvolver e manter a capacidade física do paciente. A fisioterapia é indicada em todas as fases da vida, crianças, adultos, gestantes, idosos e pessoas com deficiências (física ou mental), para todos que buscam uma melhora na qualidade de vida. Os benefícios do tratamento fisioterapêutico são nítidos não somente para aqueles que buscam tratamento por conta de lesões ou doenças, mas se incluída na sua rotina de cuidados, seu impacto positivo é sentido em todo o corpo.
As técnicas aplicadas podem ser executadas de diversas formas, com água, calor e feitas com aparelhos, onde o paciente utiliza elásticos, bolas, pesos, trampolim, tapete, escadas, pedaleira, bicicleta, aparelhos de reabilitação semelhantes aos do ginásio, plataforma vibratória, entre outros.
O tipo de tratamento fisioterapêutico varia muito, de modo que as lesões podem ser tratadas, por exemplo: em tratamentos a base de frio e calor; por meio de exercícios físicos; pela aplicação de massagens; com exercícios na água.
* Tratamento e prevenção de doenças crônicas
* Diminuição de dores
* Prevenção de possíveis lesões
* Melhoria de postura
* Auxílio para um treino físico adequado
* Controle da insônia
* Melhoria de doenças respiratórias
* Auxílio na diminuição de problemas urinários
Seja em função de dores permanentes, torções ou outros tipos de lesões, sem o tratamento adequado, o paciente pode até mesmo ser forçado a abandonar suas atividades. É exatamente quando a fisioterapia entra em jogo.
A primeira coisa que deve ser feita após o diagnóstico médico é o tratamento. Este processo pode compreender profissionais de várias especialidades, mas, sem dúvida, o papel da fisioterapia é fundamental.
Obviamente, cada lesão pede um tratamento específico. Casos particulares devem ser tratados de acordo com suas especificidades. A ideia é que a recuperação possa acontecer da forma mais rápida possível. Uma coisa é certa, sem o tratamento adequado, as chances de não se recuperar são muito maiores.
A fisioterapia tem a ver com um conjunto de terapias que têm, como objetivo, restabelecer a anatomia e fisiologia do corpo humano para que o paciente possa ser reincorporado à sua atividade. O quanto antes o tratamento comece, mais rápido o paciente se recupera e consegue aproximar-se novamente da sua condição pré-lesão.
Permanecer muito tempo sem atividades também tem consequências indesejadas, tais como atrofias musculares, posturas inadequadas, alterações circulatórias e, inclusive, o surgimento de quadros depressivos.
Lembremos que, para garantir a qualidade de vida, é fundamental que o mesmo encontre-se em bom estado de saúde e excelentes condições físicas.
A fisioterapia é fundamental, então, para melhorar resultados e recuperar estados anteriores. Por isso estuda em detalhe cada caso em particular e orienta quais são as práticas adequadas para tratamentos e treinamentos.